E O SETEMBRO CHEGOU!
Setembro, mês bonito, mês que traz esperança.
Agora que terminou o mês de agosto, que é um mês sufocante, não tanto pelo calor, mas pelas queimadas, ventania, poeira e por essa secura que se vê por todo lado; chegou o setembro e tudo começa modificar-se.
Setembro é o nono mês do ano, e podemos comparar como se fosse o final de uma gestação, que irá desabrochar em vida, alegria e esperança. Os campos começam a ficarem verdes e o verde embeleza os nossos olhos. Passou a aridez, o poeirão e as queimadas, com a chuva percebe-se uma brisa refrescante, e com ela a vida.
Com as primeiras chuvas, o campo revive, nascem os primeiros brotinhos, as folhinhas se abrem e a vida se manifesta. Com setembro também chega a primavera, estação das flores. E nessa estação todas elas se manifestam com seus coloridos e perfumes, os jardins ganham nova vida. Chegou setembro, o pólem fertilizante da vida se faz sentir no ar, ao respirarmos. E com este florescer, chegam as borboletas multicores, as abelhas para sugar o mel, e, os beija-flores em revoadas alimentam-se com o saboroso néctar.
Neste final de setembro, a orquídea que minha esposa plantou no tronco de um pé de romã, que temos em nosso jardim, floriu exuberante, pois, estão abertas treze flores perfumadíssimas, (sim, essas são perfumadas) tão brancas e puras, tal qual as almas dos anjos do céu. É uma maravilha, parece um ramalhete confeccionado. São tão alvas e radiantes que parecem com os belos e brancos cabelos do meu querido pai, que tem hoje oitenta e três anos de vida bem vividos.
Tanto nas florestas e campos, como nas ruas das cidades, as árvores florescem e se enfolham. Os ipês, as sibipirunas, os manacás e outras espécies com suas flores tornam o mundo multicolorido, embelezando o nosso viver. As árvores frutíferas seguem este mesmo ciclo, florescem e dão frutos que, logo irão nos alimentar.
No setor rural, a primavera marca o início do calendário (ano) agrícola. É o mês de transferência das famílias que desejem mudar-se de uma fazenda para outra, e essas mudanças fazem aumentar as esperanças de dias melhores. Nesse mês percebe-se que o clima muda-se completamente. O lavrador começa à trabalhar a terra, prepara-se o solo e lança-se as sementes. Junto com a semeadura ele lança toda sua esperança, e ao mesmo tempo com muita fé (o sertanejo é um homem cheio de fé) lança-se aos braços de Deus suplicando-lhe que seja abençoado em seu trabalho, para que essas sementes possam lhes trazer boas e abundantes colheitas.
Também para o cristão católico o mês de setembro é importante, nele festeja-se o mês da Bíblia, onde as comemorações da palavra de Deus são mais intensas. Oportunidade propícia para lançarmos, em terras férteis de nossos corações, as santas sementes da palavra de Deus. Sabemos que quanto mais se estuda a palavra Sagrada através da Bíblia, mais aumenta a fé, a esperança e a alegria de viver.
Setembro de 2001
Do livro Poemas de um sonhador: Nestor de Oliveira Filho
NOF
Nenhum comentário:
Postar um comentário